Offline
MENU

Brasília volta ao cenário do esporte a motor nacional onze anos depois
Por Administrador
Publicado em 26/11/2025 12:25
Automobilismo

Nelson Piquet, Alex Dias Ribeiro, Roberto Pupo Moreno, Nelson Piquet Jr. e Felipe Nasr têm outro aspecto em comum além do fato de terem trilhado os degraus rumo ao Mundial de Fórmula 1. Todos eles representam Brasília e, em épocas distintas da História, foram forjados para o automobilismo na Capital Federal, que neste fim de semana (28 a 30 de novembro) comemora um marco singular com a reinauguração de uma das praças esportivas mais importantes do Brasil: o Autódromo de Brasília, que reinsere o Distrito Federal no cenário do esporte a motor nacional.

A história de amor de Brasília pelo automobilismo teve no então presidente à época, Juscelino Kubitschek, um entusiasta à altura. Organizador de corridas em Belo Horizonte, na região da Pampulha, quando foi prefeito da capital mineira, JK incluiu o esporte na programação oficial da inauguração da nova capital com o Grande Prêmio Juscelino Kubitschek, que encerrou as comemorações em 23 de abril de 1960. 

Segundo conta a Agência Brasília, a jornada inaugural de automobilismo na nova Capital Federal teve 55 pilotos e 47 carros, que participaram das provas com trajeto saindo da Rodoviária do Plano Piloto em direção ao Eixão Sul, passando pela Praça dos Três Poderes e voltando ao ponto inicial. O vencedor foi o paulista Jean Lacerda, a bordo de uma Ferrari. O troféu foi entregue pelas mãos do lendário argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão mundial de Fórmula 1 e presença ilustre entre os convidados para a inauguração de Brasília.

Daí em diante, foi natural que a nova capital fosse cenário de várias corridas de rua. As largas avenidas projetadas por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer permitiram a realização de provas como os 500 Km e os 1000 Km de Brasília, que logo tornaram-se referência no cenário brasileiro do esporte a motor. O boom do automobilismo no Distrito Federal, combinado com o apogeu de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, foi a mola propulsora para que Brasília tivesse seu autódromo de padrão internacional.

Nasce uma era — Com assinatura do engenheiro Samuel Dias, o projeto do novo autódromo de Brasília começou a ganhar corpo no fim dos anos 1960, quando o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), à época presidido por Cláudio Starling, deu início à construção do complexo. A inauguração aconteceu em 3 de fevereiro de 1974, na gestão do presidente Emílio Garrastazu Médici e do governador local, Hélio Prates. Entre as muitas provas que fizeram parte do cronograma, o ponto alto ficou com a corrida extraoficial — sem valer pontos para o campeonato — do Mundial de Fórmula 1, que consagrou Emerson Fittipaldi como vencedor. Naquele mesmo ano, o piloto conquistaria o bicampeonato da principal categoria do automobilismo mundial.

O chamado GP de Brasília também teve a participação daquele que viria a ser o maior expoente da Capital Federal no automobilismo. Nelson Piquet trabalhava como mecânico da equipe Brabham, que anos depois levaria o brasileiro à conquista de dois dos seus três títulos mundiais de Fórmula 1 (e 1981 e 1983). Quando tornou-se tricampeão do mundo, em 1987, o piloto foi homenageado pela cidade que o abraçou com a inclusão oficial do seu nome no autódromo.

Pouco mais de cinco anos depois da sua inauguração, Brasília fez parte do primeiro calendário da história da Stock Car. A primeira corrida da categoria brasileira no Distrito Federal foi realizada em 17 de junho de 1979 e teve como primeiro pole position e vencedor Affonso Giaffone Jr., a bordo de um Chevrolet Opala.

Desde então, Brasília recebeu 39 corridas da BRB Stock Car. O maior vencedor é o tetracampeão Paulo Gomes, que triunfou em sete oportunidades, seguido pelo doze vezes campeão Ingo Hoffmann, que venceu seis corridas. O goiano Alencar Jr., campeão em 1982, tem três vitórias no Distrito Federal, tal qual o pentacampeão Cacá Bueno, que é o piloto em atividade com mais triunfos no autódromo.

Novos tempos — A última vez que a BRB Stock Car acelerou em Brasília foi em 2014. Há pouco mais de uma década, o então estreante naquela temporada, Felipe Fraga, conquistou a pole position quando tinha ainda 18 anos. Em 27 de abril, Átila Abreu foi o vencedor da Corrida 1, enquanto Thiago Camilo finalizou a prova complementar da rodada no topo. Desde então, um longo hiato interrompeu o automobilismo na Capital.

51 anos depois da sua inauguração, o Autódromo de Brasília vive agora seu renascimento. Com amplo investimento do Governo do Distrito Federal (GDF), o Banco BRB assumiu a gestão do complexo em meio às várias fases de reforma, Neste primeiro ciclo, o traçado original foi modernizado, entregando ao automobilismo brasileiro o seu maior circuito em atividade: 5.384 na metragem da sua pista principal ao longo de 16 curvas (nove à direita e sete à esquerda).

Caberá à BRB Stock Car Pro Series e à categoria de acesso Stock Light a honra de reinaugurar o autódromo com uma jornada decisiva e emocionante. Em clima de festa, o esporte ganha importante espaço para o desenvolvimento da modalidade na Capital Federal, terceira maior cidade em número de habitantes no Brasil, e a população recebe de volta amplo centro de entretenimento, com potencial para atrair grandes espetáculos e movimentar ainda mais a economia local.

Festa em Brasília — Com a BRB Stock Car e a categoria de acesso Stock Light, as atividades de pista que vão representar a reinauguração do autódromo começarão na sexta-feira, dia de intenso trabalho com a realização de treinos livres como preparação para a etapa.

No sábado, a Stock Light e a BRB Stock Car terão as manhãs reservadas para as sessões classificatórias que definirão os respectivos grids de largada. A primeira corrida da nova era do automobilismo no Distrito Federal será com a Stock Light, a partir de 12h10. Na sequência, às 13h40, acontecerá a primeira das duas edições da visitação aos boxes, quando os fãs têm a oportunidade de interagir com seu piloto preferido e ver de perto as máquinas que vão acelerar no circuito brasiliense. Com Nelson Piquet Jr., Enzo Elias e Lucas Foresti como representantes da casa, a BRB Stock Car fechará a programação do dia com a corrida sprint, que será disputada a partir das 15h40 e terá duração de 30 minutos mais uma hora.

O apogeu do fim de semana será no domingo. Cinco pilotos — Enzo Bedani, 17 anos; Felipe Barrichello Bartz, 20; Léo Reis, 22; Alfredinho Ibiapina, 17; Guto Rotta, 23; — vão acelerar para definir quem será o campeão da Stock Light e futuro piloto da Stock Car em 2026. Pouco depois, às 13h15, está marcada a segunda visitação aos boxes no fim de semana, antecedendo à largada da corrida principal da BRB Stock Car, com 50 minutos mais uma volta. Ao término da disputa, serão conhecidos os pilotos que vão disputar o título da temporada 2025. 

A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura, além do canal Esporte na Band, também no YouTube.

Programação em Brasília
Sexta-feira, 28 de novembro
09h00 – Stock Light – Shakedown
09h20 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
11h00 – Stock Light – Treino Livre 1 (Rookie)
11h35 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
12h55 – Stock Light – Treino Livre 2
14h40 – Stock Light – Treino Livre 3
15h15 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2

Sábado, 29 de novembro
10h00 – Stock Light – Classificação
10h40 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
12h10 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
13h40 – Visitação aos boxes
15h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 30 de novembro
10h50 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up
11h40 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
12h20 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
13h15 – Visitação aos boxes
15h30 – BRB Stock Car Pro Series – corrida principal (50 minutos + 1 volta)

BRB Stock Car Pro Series em Brasília
Extensão atual da pista: 5.384 metros
Curvas: 16
Sentido: horário

Corridas realizadas pela BRB Stock Car em Brasília: 39
Primeira corrida: 17 de junho de 1979
Primeiro pole: Affonso Giaffone Jr. (Chevrolet Opala)
Primeiro vencedor: Affonso Giaffone Jr. (Chevrolet Opala)

Última corrida: 27 de abril de 2014
Último pole: Felipe Fraga (Chevrolet Sonic)
Últimos vencedores: Átila Abreu e Thiago Camilo (ambos com Chevrolet Sonic)

Maior vencedor da BRB Stock Car em Brasília: Paulo Gomes (7 vitórias)

Rei da pista (maior vencedor em atividade da BRB Stock Car em Brasília): Cacá Bueno (3 vitórias)

Todos os vencedores da BRB Stock Car em Brasília
Paulo Gomes: 7
Ingo Hoffmann: 6
Alencar Jr. e Cacá Bueno: 3
Zeca Giaffone, Antônio Jorge Neto, Ricardo Maurício, Allam Khodair e Thaigo Camilo: 2
Affonso Giaffone, Luis Alberto Pereira, Fábio Sotto Mayor, Adalberto Jardim, Ângelo Giombelli, Beto Giorgi, Chico Serra, Hoover Orsi, Valdeno Brito, Max Wilson e Átila Abreu: 1

Recordistas de poles da BRB Stock Car em Brasília
Ingo Hoffmann: 8
Ricardo Maurício: 3
Reinaldo Campello, Marcos Gracia, Cacá Bueno, Thiago Camilo e Allam Khodair: 2
Zeca Giaffone, Luis Alberto Pereira, Raad Massouh, Alencar Jr., Fábio Sotto Mayor, Chico Serra, Adalberto Jardim, Carlos Alves, Xandy Negrão, André Bragantini Jr., Antônio Jorge Neto, Giuliano Losacco, Valdeno Brito, Sérgio Jimenez e Felipe Fraga: 1

Recordistas de pódios da BRB Stock Car em Brasília
Ingo Hoffmann: 15
Paulo Gomes: 12
Cacá Bueno: 7
Zeca Giaffone: 6
Alencar Jr. e Thiago Camilo: 5
Luis Alberto Pereira, Adalberto Jardim, Chico Serra e Ricardo Maurício: 4
Fábio Sotto Mayor, Antônio Jorge Neto e Allam Khodair: 3

Rei da pista – maior vencedor em atividade em Brasília
Cacá Bueno
Idade: 49 anos (24/07/1976)
Vitórias em Brasília: 3 (2005, 2010 e 2013)
Largadas na BRB Stock Car: 393
Vitórias: 37
Poles: 37
Pódios: 88
Voltas mais rápidas: 23
Pentacampeão: 2006, 2007, 2009, 2011 e 2012
Equipe atual: Scuderia Chiarelli
Carro: Chevrolet Tracker
Número: #0

Classificação do campeonato após dez etapas
1º Felipe Fraga, 790 pontos
2º Gaetano Di Mauro, 722
3º Enzo Elias, 618
4º Gabriel Casagrande, 618
5º Arthur Leist, 605
6º Guilherme Salas, 603
7º Thiago Camilo, 592
8º Nelson Piquet Jr., 575
9º Julio Campos, 494
10º Ricardo Maurício, 487
11º  Rafael Suzuki, 475
12º João Paulo de Oliveira, 448
13º Cesar Ramos, 432
14º Felipe Baptista, 430
15º Rubens Barrichello, 430
16º Gianluca Petecof, 417
17º Daniel Serra, 411
18º Lucas Foresti, 410
19º Allam Khodair, 408
20º Felipe Massa, 401
21º Atila Abreu, 399
22º Cacá Bueno, 388
23º Arthur Gama, 338
24º Bruno Baptista, 332
25º Ricardo Zonta, 322
26º Denis Navarro, 322
27º Zezinho Muggiati, 252
28º Rafael Reis, 227
29º Helio Castroneves, 217
30º Lucas Kohl, 205
31º Vicente Orige, 160
32º Antonella Bassani. 25

Classificação do campeonato por equipes após dez etapas
1º Eurofarma RC, 1512 pontos
2º Crown Racing, 1099
3º Valda Cavaleiro Sports, 1090
4º A.Mattheis Vogel, 1033
5º Ipiranga Racing, 1024
6º Scuderia Bandeiras, 1017
7º TMG Racing, 876
8º CAR Racing KTF, 847
9º Blau Motorsport, 819
10º Full Time Gazoo Racing, 786
11º Full Time Cavaleiro, 752
12º Scuderia Bandeiras Sports, 727
13º RCM Motorsport, 654
14º Scuderia Chiarelli, 593
15º CAR Racing Sterling, 479
16º A.Mattheis Motorsport, 216
17º RTR Sport Team, 1


Calendário da temporada 2025
11ª etapa – 30/11 – Brasília (DF)
12ª etapa – 14/12 – Interlagos (SP) – Super Final BRB 

(Texto: Assessoria. Foto: Fernanda Freixosa/BRB Stock Car)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!