Com foco na sensibilização da comunidade sobre a importância ecológica dos morcegos, a Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), e do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizaram na quarta-feira, 26, a Noite dos Morcegos. A atividade reuniu cerca de 500 pessoas em trilhas guiadas para observação das atividades noturnas dos animais e aprendizado sobre o papel de cada espécie no meio ambiente.
O diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend, destacou a importância da ação e do Parque do Ingá como espaços de aprendizado. “A Noite dos Morcegos no Parque do Ingá é uma experiência que aproxima as pessoas da natureza e da ciência, mostra o valor da biodiversidade, desmistifica algumas situações e reforça que os morcegos são nossos aliados”, disse.
Durante a atividade, biólogos explicaram características dos animais e realizaram a captura de morcegos para observação, seguindo todas as normas científicas. Uma das espécies apresentadas é conhecida popularmente como ‘morcego de cara branca’ ou ‘jardineiro da floresta’. O mamífero, que se alimenta exclusivamente de frutas, tem papel fundamental como polinizador e dispersor de sementes.
O coordenador do GEEMEA/UEM e da Noite dos Morcegos, Henrique Ortêncio Filho, reforçou a importância da ação para desmistificar mitos relacionados aos animais. “A ação tem como objetivo mostrar os morcegos de outra perspectiva, destacando a importância desses animais para diversos processos ecossistêmicos, como a polinização, dispersão de sementes e controle de insetos e pragas agrícolas, entre outros”, afirmou.
Um morcego insetívoro, ou seja, aquele que se alimenta de insetos, pode consumir uma vez e meia o próprio peso em uma única noite. Isso equivale a mais de 600 mosquitos, por exemplo. “São animais importantes no contexto da cidade para a redução de pernilongos e outros insetos”, explica Ortêncio.
A empresária Franciela Barcelos participou da Noite dos Morcegos e destacou a importância da ação, principalmente para as crianças. “É importante para tirar o medo que as crianças têm sobre os morcegos. Foi bem explicativo e interessante, pois é preciso respeitar esses animais e o espaço deles”, disse.
(Fonte: Comunicação PMM)