A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação e da Comissão Eleitoral Geral, realiza nesta quarta-feira, 3, a consulta pública para escolha dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais. A votação será nas unidades escolares, no período das 7h às 18h30, de forma ininterrupta. Poderão votar todos os servidores lotados na unidade e que estejam em exercício, pais ou responsáveis legais pelos alunos e alunos com 16 ou mais. No total, 119 candidatos estão aptos e participam do processo democrático (confira em anexo a lista de candidatos)
Somente será permitido um único voto por família, manifestado pelo pai, mãe ou
responsável, independentemente do número de filhos na instituição. Para votar é necessário apresentar documento de identificação com foto. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2026 e terão mandato de dois anos.
A secretária de Educação, Adriana Palmieri, destaca que a participação da comunidade escolar é essencial para fortalecer a gestão democrática. “A consulta pública é um momento decisivo, no qual apresentamos os nomes dos profissionais que serão submetidos ao crivo dos pais, responsáveis e servidores das unidades. A contribuição de cada um é fundamental para garantir transparência e um ambiente escolar cada vez mais participativo”, afirma.
Conforme lei municipal, os candidatos aptos a disputar o cargo de diretor participaram de curso preparatório e prova escrita, de caráter eliminatório. Em algumas unidades escolares, não houve candidato apto e/ou inscrito para participação na consulta pública. Nestes locais, conforme a lei municipal, o diretor será nomeado por ato do Executivo, respeitados os requisitos formais de elegibilidade, até a realização de nova eleição.
Processo democrático - A consulta pública é acompanhada pela Comissão Eleitoral Geral, formada por representantes da Prefeitura de Maringá, Câmara de Vereadores, servidores do magistério, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar) e do Conselho Municipal de Educação.
Além do processo de consulta à comunidade, conforme a lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os diretores, após eleitos, são avaliados conforme desempenho.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)