A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na segunda-feira, 1º, a entrega de novos equipamentos destinados às unidades de saúde da rede municipal. Ao todo, R$ 3.811.767,71 foram investidos na aquisição de materiais financiados com recursos municipais, de fontes próprias, estaduais e federais, que serão distribuídos principalmente às 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de Unidades de Pronto atendimento (UPAs), ao Hospital Municipal, ao Pronto Atendimento da Criança (PAC) e aos serviços de saúde mental.
São mais de 160 computadores, 40 geladeiras, refrigeradores para vacinas, televisores, cadeiras, longarinas para recepções, armários, fogões, fornos elétricos, micro-ondas, beliches, prateleiras e diversos outros itens voltados à melhoria da estrutura e das condições de trabalho nas unidades. O objetivo é qualificar o ambiente para os servidores e aprimorar o atendimento à população.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destacou que o conjunto de entregas responde a reivindicações acumuladas da rede, conselheiros locais e Conselho Municipal de Saúde. “O objetivo maior é suprir necessidades básicas das UBSs. Estamos entregando computadores, notebooks, armários de vacinação, freezers, camas para descanso dos profissionais, longarinas, fogões e geladeiras. Tudo para que a nossa força de trabalho e a população recebam um atendimento mais adequado”, frisou.
Ele explicou que o processo foi resultado de levantamento das demandas, análise de legalidade e otimização dos recursos disponíveis. “É uma entrega concentrada, estruturante e outras virão, como novos veículos, ambulâncias e micro-ônibus, aquisições já em fase administrativa”, acrescentou.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aparecido da Silva Castro, ressaltou o impacto no cotidiano das equipes. “Essas necessidades chegam como um grande presente de fim de ano. São equipamentos fundamentais e que farão diferença no dia a dia dos servidores e, por consequência, da população”, disse.
O evento de entrega reuniu gestores, servidores e representantes das unidades de saúde no auditório da Secretaria de Saúde.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)