Offline
MENU

CBF comemora uma das edições mais equilibradas do Brasileirão
Por Administrador
Publicado em 04/12/2025 07:41
Futebol - Campeonato Brasileiro

Embora ainda falte uma rodada para acabar, o título antecipado do Flamengo após a vitória contra o Ceará foi o desfecho de mais uma emocionante edição do Brasileirão Betano. Após a premiação dos campeões, a diretoria da CBF celebrou o sucesso da edição de 2025 da competição, que confirmou o Campeonato Brasileiro entre as grandes ligas do mundo - e com as melhores expectativas para o novo formato a ser disputado em 2026.

A alternância presente tanto na corrida pelo título como na luta contra o rebaixamento, os resultados imprevisíveis, a ascensão de um time emergente entre gigantes, os clássicos regionais e interestaduais: ingredientes não faltaram para temperar uma edição inesquecível do Brasileirão e a posição do futebol brasileiro como uma liga de referência mundial. 

Para o presidente da CBF, Samir Xaud, que entregou a taça de campeão ao Flamengo ao lado do presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes, a disputa acirrada deste ano deixará reflexo para mais emoção em 2026.

“Foi um grande campeonato, muito disputado, tendo o Flamengo se sagrado campeão hoje aqui, com uma rodada de antecedência. Mas a briga foi intensa até o finalzinho, os times vêm muito equilibrados e isso prova a qualidade do futebol brasileiro. Ano que vem tem mais e a gente espera que seja um campeonato mais disputado e que venham mais equipes ainda a disputar pelo título”, disse.

A passagem de faixa do Botafogo, campeão em 2024, para o novo campeão Flamengo deu motivos também para Rubens Lopes comemorar a boa fase dos times cariocas no cenário nacional. “Parabéns ao Flamengo. Evidentemente, o Rio de Janeiro é a capital do futebol. A hegemonia do futebol do Rio de Janeiro está aí, evidente para todo mundo. O Flamengo, por mérito, inquestionável, atinge uma excelente marca de conquistas. E parabéns à CBF pela organização da competição durante todo o tempo, e também dessa partida que decidiu o campeonato”, disse. 

O vice-presidente da CBF, Gustavo Dias, ressaltou o quanto o fator da imprevisibilidade traz ao Brasileirão a marca de ser o campeonato mais disputado entre as ligas globais, com um futebol praticado em alto nível e que colhe frutos como as excelentes médias de público da competição.

“É o campeonato mais disputado, mais emocionante, tanto na parte de cima como na parte de baixo da tabela, e nós estamos muito satisfeitos com o público, com a parte técnica do campeonato. Se Deus quiser em 2026 nós vamos fazer mais bonito, e também trazer o Hexa. Muito obrigado a todos os clubes, a todos os dirigentes e a todos os colaboradores da CBF, diretores, vice-presidentes, presidente Samir Xaud. Foi maravilhoso esse ano e, graças a Deus, vamos terminar o ano muito bem”, disse. 

Com mais uma edição da Série A encerrada com uma grande festa, o diretor de competições da CBF, Julio Avellar, fez questão de agradecer aos 20 clubes participantes, os protagonistas do espetáculo. Com uma nova edição programada para ter início em janeiro, Avellar falou sobre a expectativa por mais uma temporada histórica em 2026.

“Primeiramente quero parabenizar os 20 clubes que disputaram a Série A do Brasileirão. Uma briga acirrada até o final do campeonato. Parabéns ao Flamengo, uma equipe que foi bem constante durante a competição, desempenhou melhor. E parabenizar também o Palmeiras, que participou dessa disputa acirrada. A gente tem que olhar agora um pouco mais para o futuro. O presidente Samir vem anunciando uma série de mudanças significativas. No seu discurso inicial ele já disse que o seu projeto estava galgado em três pilares: calendário, fair play e arbitragem. No calendário masculino anunciamos mudanças significativas, mudanças que de primeira não serão tão sentidas, mas ao longo dos próximos anos vai melhorar bastante a condição do descanso das equipes. Uma ressalva também importante ao calendário do futebol feminino, que teve mudanças impactantes também. Fair play financeiro anunciado há poucas semanas para mudar realmente de patamar o Brasil, que já é uma das top 6 ligas do mundo. E a arbitragem que a gente tem que confiar. O trabalho está sendo feito, leva tempo, o resultado virá. A gestão do presidente Samir está entregando e vai entregar muito mais”, concluiu. 

(Texto: CBF Oficial. Foto: Staff Images/CBF)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!