A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), realizou na quinta-feira, 4, a cerimônia de abertura do primeiro grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltado para pessoas idosas do distrito de Floriano. O evento ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Floriano. Os encontros do grupo serão realizados sempre às quintas-feiras, às 14h.
Com a abertura do novo grupo, o município passa a atender cerca de 470 idosos, distribuídos em 16 grupos em diferentes regiões da cidade. “Esse é um espaço para troca de experiências e integração. Muitos já transformaram suas vidas participando do Serviço de Convivência. Espero que cada um aqui possa contribuir com sua sabedoria e seguir participando ativamente da nossa comunidade”, afirmou a prefeita em exercício Sandra Jacovós.
O novo grupo integra os Serviços de Proteção Social Básica e é voltado para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, incluindo famílias do Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Durante o encontro, a equipe técnica apresentou as atividades programadas para 2026, como rodas de conversa, oficinas de convivência, dinâmicas de grupo e ações de fortalecimento emocional, social e comunitário. O objetivo é promover autonomia, integração e melhoria da qualidade de vida.
O secretário de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, reforçou o compromisso do município com a ampliação das políticas públicas para idosos. “Abrimos 30 vagas neste grupo e já temos 27 inscritos. É um dia de muita alegria. Estamos buscando recursos junto ao governo estadual para ampliar políticas públicas para a população idosa. Queremos garantir cada vez mais inclusão e qualidade de vida.”
Entre os inscritos no grupo de Floriano está Inês Calsavara. Ela conta que decidiu participar da iniciativa para “fazer amizades, participar dos passeios e atividades, sair de casa e conviver mais com outros idosos”. Maria Neuza Mora é frequentadora das atividades do CRAS e decidiu integrar o grupo assim que recebeu o convite. “Peço a todos para participarem de grupos e encontros para idosos. É tão bom e faz bem para a saúde. Trouxe minha vizinha e minha irmã para participarem comigo”, disse.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, César Pereira, destacou o impacto positivo dos encontros que serão promovidos pelo grupo. “Rever amigos é alegria e representa cura. Esses encontros fazem bem para o corpo e para a alma”, disse.
O ex-vereador Belino Bravin Filho celebrou a implantação do grupo em Floriano. “É uma alegria muito grande implantarmos esse grupo em Floriano. É gratificante ver as pessoas sendo beneficiadas pelas atividades que o município oferece”, afirmou. A esposa do ex-vereador, Vanda de Oliveira Bravin, expressou carinho e acolhimento aos participantes. “É um prazer imenso estar com vocês. Tem gente aqui que conheço há muitos anos e espero que aproveitem bastante para fortalecer as amizades e aprender coisas novas.”
O deputado estadual Delegado Jacovós ressaltou o compromisso do poder público em garantir qualidade de vida para as pessoas idosas. “Muitos aqui enfrentaram grandes dificuldades para criar seus filhos e conquistar sua casa. Nessa fase da vida, o governo tem a obrigação de garantir dignidade. Vocês contribuíram e continuam contribuindo com a sociedade.”
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)