Tamires Radatz e Lauro Chaman ganham em Maringá o título Campeonato Brasileiro no Contrarrelógio
29/06/2018 12:07 em Ciclismo

O primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Junior foi de muita emoção e expectativa. Os competidores disputaram, na quinta-feira (28), a prova de contrarrelógio individual, marcada pelo alto nível e o grande equilíbrio entre os primeiros colocados de cada categoria. Na Elite, menos de dois segundos definiram os campeões.

 

As categorias femininas de base foram as primeiras a entrarem na competição. O contrarrelógio individual é uma prova onde os atletas largam separadamente com uma diferença de um minuto e vence quem estabelecer o menor tempo no percurso. Neste estilo de prova, é permitido também utilizar equipamentos mais aerodinâmicos, criando assim uma maior regularidade na pedalada.

 

Considerada uma promessa em 2016, quando conquistou o seu primeiro título nacional de contrarrelógio, em Joinville, Tamires Radatz, da equipe Avaí/FME Florianópolis/APGIF, não se deu por satisfeita e seguiu treinando forte para se firmar de vez entre os principais nomes da modalidade no país.

 

Na quinta, durante a prova de contrarrelógio, Tamires deu mais um passo importante em sua carreira ao conquistar o segundo título nacional, superando as principais favoritas ao título após pedalar os 21km do trajeto em 33min10s. O resultado foi apertado, menos de um segundo, mas suficiente para garantir a vitória e arrancar lagrimas de toda a equipe que acompanhava apreensiva a classificação oficial.

 

“Desde o ano passado venho treinando muito focada nesse brasileiro. O circuito foi muito legal, desafiador. Acredito que ser campeã nacional é o sonho de qualquer atleta. Eu já havia vencido na Sub-23 (2016) mas, agora, com o título na elite fiquei muito feliz e vejo que estou no caminho certo. Dedico essa vitória a todos da minha equipe que fizeram o possível para que eu pudesse chegar a essa vitória”, declarou Tamires.

 

A segunda colocação ficou com a campeã de 2017, Ana Paula Polegatch, que defende a equipe Memorial/Santos. Ana terminou a prova na segunda colocação com 33min11s, ficando a apenas 0,932 centésimos atrás da campeã. Flávia Oliveira, que atualmente mora e compete na Europa, fechou o pódio em terceiro lugar com 33min13s.

 

Na Sub-23, Larissa Castelari de Lima estabeleceu o melhor tempo, seguida por Ana Paula Casetta (Memorial/Santos Fupes) e Leticia Alana, segunda e terceira, respectivamente. “Atualmente estou competindo por uma equipe dos Estados Unidos, e voltar ao brasil e encontrar uma prova tão seletiva e disputada é muito legal. Fiquei feliz com a vitória e espero voltar ao pódio na prova de resistência”, comentou Larissa.

 

As meninas que pedalam nas categorias de base também fizeram bonito. Giovanna Montanino (Clube de Ciclismo Só Pedal) venceu na Junior, Cecilia Vieira Lance (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) levou a melhor na Juvenil, e Luana Ferreira (Prefeitura Municipal de Rolândia) venceu na Infantojuvenil.

 

Multicampeão

 

Entre os favoritos da prova masculina, a margem de erro foi praticamente inexistente. A primeira posição ficou com o multicampeão de ciclismo olímpico e paralímpico Lauro Chaman. Atual campeão mundial de Paraciclismo de Pista e de Estrada, Lauro também acumula títulos no ciclismo olímpico, entre eles o primeiro lugar no último Brasileiro de Pista, disputado em Indaiatuba. Agora, foi a vez de cravar seu nome na história e garantir a medalha de ouro na Estrada.

 

“Essa vitória é fruto de muita dedicação. Estou conseguindo manter um bom nível desde o mundial de pista do Rio, e isso está sendo motivador para alcançar novos resultados. Realmente hoje eu só tenho a agradecer a Deus por tudo que vem acontecendo na minha vida, principalmente por sempre poder contar com a minha família ao meu lado. Compartilho esse título com cada um deles. Aproveito para parabenizar a confederação pela organização do evento e agradecer a cada um dos meus apoiadores por acreditarem no meu trabalho”, declarou Lauro Chaman, bastante emocionado.

 

Lauro conseguiu manter uma excelente regularidade durante as quatro voltas estipuladas e finalizou sua participação com 38min06s, tempo suficiente para comemorar mais uma vitória.  O segundo lugar ficou com Cristian Egidio (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) que marcou 38min07s, seguido por Flávio Cardoso (Funvic/São José dos Campos), em terceiro com 38min26s.

 

Na Sub-23, prevaleceu a força e a dedicação do ciclista André Gohr, da equipe Funvic/São José dos Campos, especialista em provas de contrarrelógio, que ficou com a primeira colocação. Leonardo Finkler (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) completou a prova em segundo lugar e Gabriel Machado (Funvic/São José dos Campos) ficou em terceiro.

 

Outras três categorias ainda comemoraram o título brasileiro: Gustavo Xavier (Audax Bikes) na Junior, Alex Malacarne (Bike Point/FMCE Içara/Imepel) na Juvenil, e Renan Vinicius dos Santos (Abec Rio Claro) na Infantojuvenil.

 

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Junior é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com apoio da Prefeitura Municipal de Maringá, através da Secretária de Esporte e Laser, Mais Saúde, Faculdade Eficaz, Arprint, Refriko, Penks e Office Bike. (CBC)

 

 

Classificação completa: CLIQUE AQUI

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!