Offline
JOJUPs - Fase regional 2016 começa em clima olímpico
14/07/2016 09:10 em Jogos da Juventude

Começa na segunda-feira (18) em doze cidades paranaenses a fase regional dos 29º Jogos da Juventude do Paraná, organizado pela Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná em parceria com os municípios sedes.

 

Voltados para atletas de até 18 anos a competição é o elo entre a oportunidade e o rendimento, priorizando a qualidade dos participantes e não somente a quantidade.

 

“Os JOJUPs preenchem o espaço entre os Jogos Escolares e os Jogos Abertos, oportunizando um evento com um nível mais elevado de disputa. Antes da realização dos JOJUPs, muitos atletas jovens ficavam sem opção para manter a carreira esportiva”, explica o secretario de Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício.

 

Em 2016, os Jogos da Juventude adquirem um status diferente já que é o período em que o Brasil será sede dos Jogos Olímpicos pela primeira vez, no Rio de Janeiro. Os jovens vão entrar no clima do evento esportivo mais importante do mundo. E são nos Jogos da Juventude que os jovens atletas podem se desenvolver para dar um salto maior e, consequentemente, se tornarem atletas olímpicos ou, também, em outras grandes competições nacionais ou internacionais.

 

“Os Jogos Olímpicos, pela primeira vez no Brasil, são mais uma fonte de inspiração e de oportunidade para demonstrar que o esporte faz parte das prioridades do governo do Paraná desde que assumimos. Durante sua realização, no Rio, acontecerá em nosso estado a fase regional dos 29º Jogos da Juventude do Paraná. É mais um evento que reflete o espírito conferido ao esporte no Paraná. O espírito olímpico”, declarou o governador Beto Richa.

 

As modalidades em disputa serão basquete, vôlei, handebol, futebol e futsal. Os melhores classificados vão concorrer à fase final B, que acontecerá entre 11 a 17 de novembro na cidade de Apucarana.

 

Neste ano, a fase regional acontece em 12 municípios: Fazenda Rio Grande, Castro, Assai, Rolândia, Sarandi, Altônia, Campina da Lagoa, Cafelândia, Dois Vizinhos, São Mateus do Sul, Missal e Ivaiporã.

 

Vale mencionar que os JOJUPs são de grande importância porque o Paraná é um “celeiro” de atletas.  É só utilizar como exemplo o programa TOP (Talento Olímpico do Paraná), que com o repasse de bolsas é o principal programa estadual de apoio a atletas olímpicos.

 

O TOP é um sucesso e o maior programa de bolsas destinado à formação de atletas do Brasil. Das 1600 bolsas, 803 são para formação onde 739 para esportes olímpicos e 64 paralímpicos. Além da bolsa formação existe a escolar, que totaliza 480 para atletas que mais se destacarem nos Jogos Escolares.

 

Com diversas políticas públicas, o secretário do esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, argumenta que o esporte funciona como uma indispensável atividade de extensão das áreas da educação, saúde e, também, segurança.

 

“O melhor momento para buscar esta conscientização e colocar o esporte em prática, como ferramenta de inserção social, é no ano olímpico, que deverá ampliar mais a participação dos jovens, com inúmeras modalidades”.

 

 

Além do grande apoio que os JOJUPs proporcionam a atletas e profissionais envolvidos com o esporte, o evento representa significativo incremento econômico, possibilitando oferta de novos empregos, serviços e bens de natureza esportiva, em caráter temporário ou permanente.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!