O piloto espanhol Alex Marquez tornou-se o terceiro vencedor individual desta temporada da Moto2, agora equipada com exclusividade com motores Triumph de 765 cc. No GP da França, no último domingo (dia 19), na icônica pista de Le Mans, Marquez transformou seu terceiro lugar no grid de largada em sua primeira vitória de 2019 – ele não vencia uma prova desde o GP do Japão, em 2017. Com o resultado, Alex Marquez saltou para a quarta colocação na classificação geral do campeonato.
O GP da França trouxe problemas para o piloto da Flexbox HP 40, o francês Lorenzo Baldassarri, que abandonou a prova após uma queda. No entanto, suas três vitórias já conquistadas nesta temporada lhe garantiram a permanência no topo da classificação do campeonato, embora agora apenas sete pontos à frente do suíço Thomas Luthi, do Dynavolt Intact GP, na segunda posição.
Pouco mais de um segundo atrás de Marquez, em Le Mans, estava outro espanhol, o piloto Jorge Navarro, que conseguiu um resultado consecutivo no pódio, passando para o terceiro lugar da classificação geral. Apesar das condições climáticas – a pista estava seca no momento da corrida, mas o tempo estava frio -, Navarro estabeleceu um novo recorde para a pista.
Lutando pelo pódio com Navarro estava o companheiro de equipe de Baldassarri, Augusto Fernandez, que finalmente cruzou a linha em terceiro, trocando de lugar com Navarro nas últimas voltas. Seu segundo pódio consecutivo o coloca em sexto na classificação geral. Os cinco primeiros colocados no campeonato, de Baldassarri a Marcel Schrotter, estão separados por apenas 19 pontos agora, ou o equivalente a uma posição de segundo lugar (20 pontos).
Houve muitas quedas no fim de semana. Um dos pilotos mais conhecidos a falhar nesta etapa foi o italiano Simone Corsi. O piloto da Tasca Racing Scuderia estava em um arranque notável, subindo 13 posições nas cinco primeiras voltas e alcançando o líder da corrida, Marquez. Infelizmente, a busca do italiano pela primeira vitória desde 2008 chegou ao fim quando um erro fez com que perdesse o controle da sua moto.
“Em primeiro lugar, parabéns a Alex Marquez e à equipe Marc VDS pela sua primeira vitória usando o poder da Triumph! Parabéns também a Jorge Navarro, que marcou o recorde de voltas na França, apesar das condições climáticas mistas no fim de semana. Desejamos a Lorenzo Baldassarri uma rápida recuperação após o acidente. Acho que estamos em um momento muito emocionante no campeonato, já que caminhamos para um período intenso de corridas europeias. A luta pelo campeonato se tornou acirrada após a dominação inicial de Baldassarri, então teremos que assistir de perto na próxima rodada, em Mugello, um dos circuitos mais rápidos, para ver o que acontece. Acredito que podemos esperar que mais pilotos corram na frente, conforme se adaptam a usar o poder e torque do motor triplo da Triumph, de 765 cc”, disse Steve Sargent, diretor de produto da Triumph.
O motor de corrida Triumph Moto2 de 765 cc é um desenvolvimento da motocicleta de estrada Street Triple RS de 765 cc, líder na sua classe, que produz 140 cv de potência. No mês de junho, serão três provas da Moto2, começando pelo Grande Prêmio da Itália, em Mugello no dia 2.
(Foto: Assessoria)