Offline
Samu de Maringá realiza “Dia da Reanimação Cardiopulmonar” no sábado
12/06/2019 08:54 em Notícias de Maringá

No Brasil, a cada 90 segundos, uma pessoa sofre parada cardiorrespiratória. Cerca de 90 % das vítimas morrem antes de chegar ao hospital. Com o objetivo de capacitar a população para os primeiros atendimentos até que chegue o serviço especializado, o Samu 192 realiza no sábado, 15, o RCP Day - Dia da Reanimação Cardiopulmonar, no Catuaí Shopping. 

 

Médicos, enfermeiros, socorristas e demais profissionais da saúde orientarão a comunidade para o ensino da massagem cardíaca e demais procedimentos que podem salvar vidas e evitar sequelas. A imediata reanimação cardíaca em casos de parada cardiorrespiratória pode dobrar até triplicar a chance de sobrevivência.

 

De acordo com a Associação Americana do Coração, a chance de sobrevivência cai 10 % a cada minuto sem socorro. Na parada cardiorrespiratória, a pessoa fica inconsciente, deixa de responder a estímulos e para de respirar. Entre outras causas, estão a obstrução de vias respiratórias, traumas, problemas cardíacos e choque elétrico.

 

“Ainda há medo e insegurança da população em fazer o primeiro socorro. O objetivo da capacitação é sensibilizar para o reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória e uma pronta ação até a chegada do atendimento especializado”, enfatiza o diretor do Samu Regional, Márcio Ronaldo. 

 

“Em países desenvolvidos, até as crianças são treinadas. Embora a realidade nacional tenha mudado nos últimos anos, ainda há muito receio e desinformação”, acrescenta o diretor do Samu.

 

Em Maringá é realizado o Samuzinho, projeto do Distrito Federal que orienta alunos de para orientar sobre o trabalho realizado pelos socorristas e os problemas causados pelos trotes. As ações explicam quando devem chamar o SAMU, porque e como chamar, além da visita à ambulância de atendimento.

 

Saiba mais

O RCP Day acontece entre as 13 e 17 horas no corredor de entrada do Catuaí Shopping Maringá. O RCP Day está em sua terceira edição e é uma realização da Prefeitura de Maringá, Samu 192, Catuaí Shopping Maringá.

(Foto: Divulgação)

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!