O judô brasileiro começou, nesta quarta-feira (25) as disputas do Campeonato Mundial Sub-18 Almaty 2019 com medalha. A paranaense Laura Soken conquistou o bronze do peso Ligeiro (44kg) ao derrotar a italiana Asia Avanzato com um waza-ari no golden score. O Brasil ainda ficou muito perto de uma dobradinha de bronze no primeiro dia, mas Rebeka Venceslau (40kg) acabou surpreendida pela cazaque Alima Zhumagaliyeva e terminou em quinto lugar.
Laura chegou a Almaty como uma das cabeças de chave de sua categoria e estreou com vitória por ippon sobre a indiana Mansi Mansi.
Paranaense é bronze para o Brasil no Mundial
Nas quartas-de-final, a brasileira encarou a japonesa Ayuna Miyagi e sofreu seu único revés na competição, tendo que se recuperar na repescagem para manter-se viva na disputa por medalha.
Diante da judoca de Khalimajon Kurbonova, do Uzbequistão, Laura foi bem e, com vitória por ippon, garantiu-se na disputa pelo bronze, onde derrotou a italiana Avanzato.
"Essa medalha significa muito para mim. Queria agradecer a Deus, meu sensei, à CBJ e meus amigos. Obrigada a todos", disse Laura.
A segunda chance de medalha brasileira nesta quarta foi com a superligeiro Rebeka Venceslau. A judoca de Pernambuco estreou com vitória por ippon sobre a francesa Ghjuliana Ballo, mas parou nas quartas diante da húngara Luca Mamira, que fechou o dia com o ouro.
Na repescagem, Rebeka superou Paulina Turcan, da Moldávia, com um waza-ari e avançou à disputa pelo bronze.
Em luta equilibrada, a brasileira começou mais agressiva e chegou a forçar uma punição em Zhumagaliyeva. A atleta do Cazaquistão, contudo, reagiu e conseguiu projetar a brasileira por ippon a oito segundos do fim do combate para ficar com a medalha de bronze.
Cauan Mendes (55kg) e Beatriz Comanche (44kg) também lutaram nesta quarta no Mundial Juvenil. Cauan estreou com vitória por ippon contra o português Joaquim Rovira, mas caiu nas oitavas para o azeri Shukran Zamanli.
Já Beatriz, que fez dobradinha com Laura no 44kg, bateu a mongol Nyamkhishig Amarsanaa por ippon, mas levou três punições diante de Anastasiia Balaban, da Bulgária, e também parou nas oitavas.
SEGUNDO DIA TERÁ QUATRO BRASILEIROS
Nesta quinta-feira, segundo dia de disputas, o Brasil será representado por outros quatro judocas: Aléxia Nascimento (48kg), Caio Kiwada (60kg), Felipe Lima (60kg) e Matheus Pereira (66kg). O país não tem judoca inscrita no 52kg.
As preliminares começam à 1h da manhã e as finais serão a paritr das 7h da manhã, no horário de Brasília.
TRANSMISSÃO AO VIVO:
(Foto: Alenezi Fawaz/IJF)
MAIS...