WinterShow 2019 em Guarapuava tem lançamentos para cultura do trigo
07/10/2019 08:18 em Notícias do Paraná

O Paraná é o maior produtor nacional de trigo do país, responsável por semear metade do cereal brasileiro. O bom desempenho agrícola vem do uso da tecnologia, da busca por melhorias e da qualificação da sua produção e são em eventos como o WinterShow - considerado o maior do Brasil sobre cereais de inverno - que produtores se atualizam e encontram novidades para a sua lavoura.

 

Nesta 16ª edição, que ocorre entre os dias 15 e 17 de outubro em Guarapuava (PR), soluções para a cultura do trigo estão entre os destaques. Para os triticultores, uma nova cultivar de trigo, de ciclo médio-tardio, vai ajudar a escalonar a produção e minimizar os riscos com intemperes climáticos. Johny Brito, supervisor comercial da Biotrigo Genética, explica que a proposta da nova cultivar TBIO Ponteiro é otimizar os processos e aproveitar a propriedade durante o ano inteiro. 

 

“É uma cultivar de alto teto produtivo, ideal para abrir a semeadura pois tem um período vegetativo mais longo, minimizando os danos causados por condições de clima adverso e como possui um período reprodutivo mais curto, não impacta na semeadura da safra seguinte. Outra característica importante é a resistência à Brusone, doença comum na região de transição e no norte do Paraná, onde o clima é mais quente. “A vantagem desse trigo é que ao semear mais cedo - desejo dos produtores nessas regiões - teremos uma segurança maior pelo nível de resistência genética que esta cultivar entrega no campo quando há a ocorrência da doença, especialmente frequente nas primeiras semeaduras”, complementa.

 

No campo demonstrativo da Biotrigo no WinterShow também estarão expostas as principais cultivares do portfólio TBIO recomendadas para a região: TBIO Duque (precoce/branqueador); TBIO Audaz (precoce/melhorador); TBIO Sonic (superprecoce/melhorador) e os lançamentos: TBIO Capricho CL (Clearfield) e TBIO Astro, (superprecoce/melhorador). Além de opções para alimentação animal com as cultivares Lenox (para pastejo) e Energix (para silagem).

 

Entre os lançamentos, TBIO Astro se destaca no programa de melhoramento da Biotrigo depois de bater três recordes: mais resistente a germinação na espiga e ao acamamento e recordista no ranking de Força de Glúten (W), com valores médios de W em 530 10ˉ⁴J. Completando o pacote, esta cultivar desempenha uma excelente sanidade no campo e conta com um elevado teto produtivo, junto a um alto pH.  

 

O segundo lançamento é a primeira cultivar de trigo Clearfield lançado no Brasil, sendo uma importante ferramenta no manejo integrado de plantas daninhas (MIPD). TBIO Capricho CL é resultado de uma parceria entre a Basf e a Biotrigo com a inclusão da tecnologia Clearfield - já adotada em mais de 80% das áreas de cultivo da cultura do arroz do país. 

 

“A tecnologia, permite realizar um manejo mais assertivo nas áreas com infestação de azevém e nabo, por exemplo, que são ervas daninhas bem comuns nas lavouras de trigo. Assim, ele evita a competição da erva daninha com a cultura, podendo alcançar maior produtividade, qualidade de grãos e rentabilidade, além de beneficiar também as culturas de verão”, ressalta.

 

Cultivares Biscoito Agrária

Também estarão expostas duas cultivares desenvolvidas através da parceria entre Biotrigo e Cooperativa Agrária Agroindustrial: TBIO Consistência e TBIO Referência, ambas para produção de farinha para biscoito exclusivas para cooperados e fomentados da Agrária. Elas foram desenvolvidas para atender ao mercado brasileiro que é o maior produtor de biscoitos do mundo, que representa um mercado de 1 milhão de toneladas de trigo. TBIO Consistência possui ciclo médio tardio, alto nível de resistência à Giberela, e excelente sanidade foliar. O lançamento é TBIO Referência, que possui ciclo médio com boa sanidade e tem como principal destaque a alta produtividade, semelhante ao TBIO Toruk.

(Foto: Biotrigo Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!