Com o tema “Os desafios da Cultura na atualidade” será realizada neste sábado (26) a V Conferência Municipal de Cultura de Toledo (V CMCT). O encontro acontece no Auditório Acary Oliveira, anexo à Prefeitura, a partir das 8h. Durante o evento serão apreciadas as propostas encaminhadas por cada segmento artístico-cultural e definidos os novos representantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).
A indicação dos representantes para ocuparem a vaga de titular e de suplentes no CMPC aconteceu durante a realização dos Pré-Fóruns, realizados nos dias 08 e 09 de outubro. Porém, alguns segmentos não indicaram propostas e nem quem serão seus representantes no Conselho.
A presidente do CMCT, Silvana dos Santos Silva, reforçou a importância dos artistas de cada segmento indicarem quem serão os conselheiros para o mandato de 2020/2021. Para que não haja vacância de vagas, os interessados devem comparecer na Assembleia, sendo que também é necessário fazer a inscrição e o cadastro como agentes culturais na nova plataforma do Sistema Municipal de Cultura.
“Na medida em que constitui-se como importante mecanismo de participação da sociedade civil na construção das políticas culturais para o nosso município, reitero a necessidade de mobilização dos segmentos que não escolheram seus representantes, para que compareçam no dia 26 de outubro e possam eleger seus conselheiros, além de trazer as propostas de suas respectivas áreas”.
Como participar
De acordo com o regimento do evento para participar com direito a voz e voto, além de pleitear o cargo de conselheiro (a) municipal de cultura é necessário a inscrição no site da V Conferência Municipal de Cultura. Clique aqui para fazer a inscrição. Também é fundamental que o artista esteja inscrito na nova plataforma do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC). Clique aqui para fazer o cadastro.
Já definidos
Os segmentos que participaram dos Pré-Fóruns, já elegeram seus representantes e trouxeram suas propostas foram: Artesãos (titular e suplente); Teatro (titular); Dança (titular e suplente); Circo (titular e suplente); Universidades públicas (1 titular); Literatura (titular e suplente); Arquivos, salas de memória, centros culturais e coleções particulares, historiografia, incluindo produções de outros campos do conhecimento, como antropologia, geografia, sociologia, entre outros (titular e suplente); Movimentos sociais e urbanos e cidadãos (titular).
Falta representação
Os segmentos que ainda precisam definir seus representantes são: Artes plásticas (Titular e suplente); Conjunto do audiovisual, da fotografia e das artes gráficas (Titular e suplente); Música (Titular e suplente); Instituições privadas de ensino superior (Titular e suplente); Universidades públicas (1Titular e 2 suplentes); Tradições e festejos, gastronomia e cultura popular (Titular e suplente); Movimentos sociais e urbanos e cidadãos (suplente); Teatro (suplente);
Desafios da Cultura
Para orientar os debates sobre o tema da V Conferência Municipal de Cultura de Toledo foi convidada Marila Velloso. Ela é artista da dança, produtora, pesquisadora e professora no Curso de Dança da Unespar desde 1991. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA com o objeto de estudos das políticas culturais em dança.
Em 2015 como consultora da UNESCO, trabalhou no Plano Nacional das Artes junto à Funarte e MinC. Por quatro anos foi do Colegiado Setorial de Dança e por dois anos Conselheira Nacional de Políticas Culturais. Fez parte da Comissão do Fundo Nacional de Cultura. Co criadora do Fórum de Dança de Curitiba, atuou firmemente para a criação do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Paraná.
Co-organizou o livro Dança e Política: estudos e práticas em 2015. Entre 2005 e 2009 esteve Coordenadora de Dança na Fundação Cultural de Curitiba e entre 2004 e 2005 esteve como diretora artística do Centro Cultural Teatro Guaíra.
(Arte: PMT)