Offline
Palmeiras vence Atlético Nacional e estreia com vitória em 2020
16/01/2020 07:46 em Futebol

O Palmeiras entrou em campo às 22h40 – horário de Brasília (20h40 local) da noite desta quarta-feira (15/01), em Orlando, na Florida (EUA), para enfrentar o Atlético Nacional-COL, pela Florida Cup. A peleja começou um pequeno atraso, já que estava prevista inicialmente para 22h30 de Brasília (20h30 local). Os dois times não saíram do 0 a 0 no tempo regulamentar, mas o Alviverde venceu nos pênaltis, por incríveis 10 a 9, conquistando o ponto extra – o regulamento do torneio prevê disputa de pênaltis em caso de empate (ou seja: as duas equipes que empataram ganham um ponto, mas o time vencedor nos penais conquista o ponto extra).

 

LUTO POR VALDIR DE MORAIS

 

A equipe palmeirense entrou em campo com seus atletas utilizando uma faixa preta amarrada ao braço para simbolizar o luto devido ao falecimento do ex-goleiro Valdir Joaquim de Morais, ídolo palmeirense nos anos 50 e 60 como atleta e, após encerrar a carreira, um dos mais competentes membros de comissões técnicas do país. Valdir faleceu no último sábado (11), aos 88 anos.

 

REESTREIA DE LUXEMBURGO

 

Em sua quinta passagem pelo Verdão, Luxemburgo voltou a estrear no comandou do Palmeiras. No saldo geral, já contando esta estreia, seus debutes à frente do time são favoráveis: três vitórias, um empate e uma única derrota. Em 1993, Luxa iniciou seu trabalho contra o Vitória-BA, pela Copa do Brasil, com triunfo por 1 a 0 (20/04). Em 1995, quando retornou em novembro, perdeu para o Atlético-MG por 2 a 0 (seu único revés em estreias no Verdão). Em 2002, Vanderlei Luxemburgo comandou a vitória sobre o Mogi Mirim por 3 a 0, em 13/01, pelo Campeonato Paulista. Já na passagem mais recente, em 2008, estreou vencendo o Sertãozinho por 3 a 0, também pelo Campeonato Paulista.

 

FELIPE MELO: ZAGUEIRO E CAPITÃO

 

Dono da camisa 30, Felipe Melo, de 36 anos, contratado pelo Palmeiras em 2017 originalmente como volante – posição na qual se consolidou no futebol – foi testado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo como zagueiro. O comandante palmeirense aposta na experiência e no posicionamento do jogador para sobressair na defesa. Além disso, o Pitbull, como é carinhosamente chamado pela torcida, também vestiu o adereço de autoridade máxima dentro de campo dentre os atletas de seu time: a braçadeira de capitão. Essa é a 10ª vez que o jogador inicia uma partida como capitão do Verdão.

 

ESTREIAS NO TIME PRINCIPAL

 

O duelo frente ao colombiano Atlético Nacional, pela Florida Cup, marcou a estreia de alguns valores da base que foram anunciados no time principal do Verdão para a temporada de 2020. São eles: Patrick de Paula (volante), Alan (meia), Gabriel Menino (meia) eWesley (atacante).

 

O JOGO

 

O regulamento da Florida Cup permite que sejam realizadas substituições ilimitadas. Por isso, Vanderlei Luxemburgo pôde dar rodagem ao seu grupo. Um total de 23 jogadores atuaram. As duas equipes foram autossuficientes nos dois tempos, por isso a igualdade prevaleceu no placar: 0 a 0. Várias chances para ambos os lados.

 

PÊNALTIS

 

Além das alterações ilimitadas, o regulamento também prevê disputa de pênaltis em caso de empate. As duas equipes que empataram ganham um ponto, mas o time vencedor nos penais conquista o ponto extra.

 

Nas cobranças, Victor Luis foi o primeiro batedor. E converteu: pé esquerdo, bola de um lado, goleiro do outro, em cima. (Palmeiras 1×0 Atlético Nacional-COL). Duque, camisa 9 do adversário, bateu no meio, sem muita força, mas Jailson caiu para a direita e não conseguiu impedir. (Palmeiras 1×1 Atlético Nacional-COL). Luan bateu o terceiro penal (segundo do Verdão) e sem muita cerimônia marcou o seu, com força (Palmeiras 2×1 Atlético Nacional-COL).

 

Na outra cobrança, o colombiano Candelo, praticamente no meio do gol bateu, mas Jailson outra vez tentou acertar o canto e não defendeu (Palmeiras 2×2 Atlético Nacional-COL). Jovem da base, Alan deu sequência às cobranças e fez o seu: o goleiro foi o canto certo, mas o chute foi muito bom. (Palmeiras 3×2 Atlético Nacional-COL). Quiñones, do rival, chutou com força e fez o seu (Palmeiras 3×3 Atlético Nacional-COL).

 

Outro da base, Gabriel Menino bateu de direita e fez o seu – bateu para a esquerda, e o goleiro foi para o outro lado. (Palmeiras 4×3 Atlético Nacional-COL). Rovira chutou, Jailson acertou o canto, resvalou na bola, e a pelota bateu na trave, mas entrou. (Palmeiras 4×4 Atlético Nacional-COL). Para encerrar sua série, na quinta cobrança, Willian Bigode partiu. Bateu com firmeza e converteu! (Palmeiras 5×4 Atlético Nacional-COL).

 

Na última da série dos colombianos, Barrera foi com frieza, rasteiro, quase que no centro, e fez o seu (Palmeiras 5×5 Atlético Nacional-COL). Emerson Santos, zagueiro do Verdão reintegrado ao elenco, fez o primeiro das cobranças alternadas (Palmeiras 6×5 Atlético Nacional-COL). Na cobrança do Atlético, Jailson foi no lado certo do tiro de Blanco, mas ficou no quase. (Palmeiras 6×6 Atlético Nacional-COL).

 

Wesley, outro da base do Palmeiras – que passou pelo profissional do Vitória-BA e voltou ao Verdão – chutou com raiva e marcou. Palmeiras novamente na frente. (Palmeiras 7×6 Atlético Nacional-COL). O platinado Yabur chutou no canto esquerdo, com força, e deixou tudo igual. (Palmeiras 7×7 Atlético Nacional-COL). Ramires foi o oitavo batedor, e também fez, batendo firme, no alto. (Palmeiras 8×7 Atlético Nacional-COL). O zagueiro Cordoba foi para a oitava cobrança dos colombianos e converteu. (Palmeiras 8×8 Atlético Nacional-COL). Mayke, lateral-direito, foi para a nona cobrança e fez o seu. (Palmeiras 9×8 Atlético Nacional-COL). Cuadrado também fez o seu (Palmeiras 9×9 Atlético Nacional-COL).

 

O décimo batedor do Alviverde foi Gabriel Veron, que bateu com frieza, em baixo, no centro – um pouco à direita. (Palmeiras 10×9 Atlético Nacional-COL). O zagueiro Velásquez, último batedor, chutou em seu canto esquerdo e Jailson se esticou para buscar e, finalmente, o jogo acabou. (Palmeiras 10×9 Atlético Nacional-COL)

(Foto: Cesar Greco/Divulgação)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!