Médicos e professores falam da necessidade de retorno às aulas presenciais em Curitiba
18/01/2021 14:39 em Notícias do Paraná

A Prefeitura Municipal de Curitiba anunciou, no final do ano passado, que o retorno das aulas presenciais em formato híbrido para as escolas públicas da cidade deve acontecer no dia 18 de fevereiro de 2021. Contudo, desde novembro de 2020, o município já havia liberado a retomada das atividades presenciais nas escolas privadas, para crianças com até 10 anos de idade.

Ainda muito tímido, o retorno dos pequenos às salas de aula dividiu a opinião de pais e mães que entendem a necessidade e importância pedagógica do ensino presencial, mas se sentem inseguros com os efeitos da pandemia. Para esclarecer as dúvidas e questionamentos que permeiam o tema, o médico pediatra do Hospital de Clínicas da UFPR, Dr. Rubens Cat, conversará com pais, alunos e professores, na próxima terça-feira (19), às 19h00, em uma live promovida pela Inspira Rede de Educadores, que reúne o Grupo Acesso e o Colégio Stella Maris.

Impactos do isolamento prolongado

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, os impactos trazidos com o fechamento das escolas, em função da pandemia do COVID-19, vão além desenvolvimento educacional. Influenciam nas habilidades sociais e emocionais, nutrição, equilíbrio mental e comportamental, atividade física, entre outros.

Para o pediatra, Dr. Rubens Cat, problemas como ansiedade, angustia, pânico, gagueira, depressão são algumas das consequências do isolamento social prolongado. “Atualmente o Brasil possui 65 milhões de crianças, entre 0 a 18 anos, e considerando que 30% dessas crianças sofram algum desses efeitos, estamos falando de 20 milhões de crianças com alterações de saúde mental e comportamental. Sem dúvidas eles foram uma das principais vítimas do isolamento social e, por isso, o retorno às aulas é tão importante para que possamos diminuir os impactos causados”, afirma.

Escolas reforçam protocolos

Para garantir a segurança no retorno às aulas presenciais, muitas escolas têm adotado medidas sanitárias rigorosas, seguindo os protocolos da Organização da Saúde e as orientações clínicas da Academia Americana de Pediatria, divulgadas no dia 5 de janeiro.

Em Curitiba, por exemplo, dois grandes grupos educacionais firmaram uma parceria com a Rede D’Or, um dos maiores grupos de saúde do Brasil, para validação dos protocolos e orientações de saúde para o retorno às aulas presenciais, a fim de garantir a segurança determinadas pelos órgãos responsáveis. São eles o Curso e Colégio Acesso, com 10 unidades em Curitiba e Região Metropolitana e Colégio Stella Maris, com três unidades na capital paranaense.

“Há meses estamos trabalhando para garantir a segurança dos professores, colaboradores e, principalmente, dos nossos alunos. Desde a recepção, todos recebem a higienização nas mãos e nos pés, além de aferirmos a temperatura. Os colaboradores estão utilizando os EPIs exigidos, a limpeza das salas de aula e dos espaços comunitários possuem rotinas intensas e o distanciamento entre alunos, bem como a circulação de ar foram totalmente adequadas”, afirma a coordenadora pedagógica da Rede Inspira, Guida Weber.

Transmissão em crianças

Segundo especialistas, as crianças se infectam de 2 a 5 vezes menos que os adultos, sendo menor que 4% as chances da criança ser a primo-infecção. Conforme divulgado pela Academia Americana de Pediatria, a transmissão escolar reflete, mas não impulsiona a transmissão comunitária. Dessa forma, muitos médicos, psicólogos e professores têm apoiado o retorno às aulas e aconselham os pais que visitem às escolas, verifiquem se os protocolos estão sendo seguidos, peçam para as instituições filmarem as instalações e busquem apoio emocional para esse retorno.

“Mais de 80% das crianças dependem do ensino público no Brasil e as escolas permaneceram fechadas por nove meses. Existiram casos de escolas clandestinas, de pessoas que precisavam trabalhar e deixaram as crianças em locais sem nenhum protocolo de segurança e saúde. Precisamos abrir todas às escolas de forma segura” ressalta o pediatra do Hospital de Clinicas.

Preparação para volta às aulas

Segundo o pediatra, antes de voltar às aulas é preciso colocar em dia o caderno de vacinação das crianças. “Se o pequeno possui mais de 2 anos de idade, já pode usar máscara. Instrua bem o seu filho em como colocar e retirar, como higienizar as mãos e respeitar o distanciamento. Tenho certeza que o ambiente mais seguro para a criança é na escola”, completa.

Para o ano letivo 2021, a Rede Inspira investiu não só nos protocolos de saúde e segurança sanitária de todas as escolas, mas também nas salas de aulas, com equipamentos para transmissão de conteúdo ao vivo, treinamentos e capacitações dos educadores e colaboradores, de acordo com as orientações dos especialistas em saúde.

LIVE: A necessidade urgente do retorno com segurança das crianças às escolas

Data: 19 de janeiro de 2021⠀

Horário: às 19 horas

Inscrições

Colégio Acesso: https://bit.ly/3hISKWV

Colégio Stella Maris: https://bit.ly/2Xd8KqC

 

SOBRE O GRUPO ACESSO

Fundado em 2003, o Grupo Acesso surgiu com o objetivo de preparar alunos para os vestibulares, com qualidade, preço acessível e um grande vínculo com a disciplina e resultados. Atualmente, possui dez unidades espalhadas por Curitiba e Região Metropolitana, formando alunos desde a Educação Infantil, com o Acesso Kids, ao tradicional Pré-Vestibular. Em 2020, o Grupo Acesso recebeu o reconhecimento de ‘Escola com maior eficiência digital’, comparado com outras 34 escolas do Brasil, reafirmando o compromisso com o resultado na formação, aliado a inovação e o acolhimento aos alunos, principalmente durante as aulas remotas, sendo referência em termos de escola completa e humana.

 

SOBRE O COLÉGIO STELLA MARIS

Com mais de 55 anos de dedicação à educação e formação integral de seus alunos, o Colégio Stella Maris está entre as grandes referências de ensino em Curitiba e, atualmente, conta com três unidades nos bairros Água Verde, Juvevê e Xaxim. Fundado em 1963, o Colégio segue as premissas de ensino forte e personalizado, baseando a educação nos valores que primam pela família e pelo bom convívio social. O Colégio Stella Maris atingiu resultados pedagógicos expressivos ao longo dos anos, sendo reconhecido, em 2020, como a segunda escola com maior eficiência digital, dentre 34 escolas no Brasil. Buscando sempre adotar as mais modernas tendências pedagógicas, o Colégio e seus professores são conhecidos pela dedicação e a atenção individual ao aluno. 

(Assessoria)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!