No início das atividades do novo negócio, é comum o frete e o transporte ocorrerem dentro do perímetro urbano das cidades. Geralmente operando com transporte de cargas fracionadas, esse tipo de serviço pode ser utilizado para o transporte de mercadorias dos mais diversos tipos, sejam elas perecíveis ou de grande valor agregado.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Kellen Oliveira, o setor se tornou ainda mais promissor diante das novas necessidades e do perfil de consumo que surgiu junto com a pandemia. Compras online e adaptação do modo de fazer compras foram fatores determinantes para impulsionar os negócios deste segmento.
“Na medida em que as compras nos meios digitais aumentam, também cresce a demanda por empresas ou empreendedores para serviços de entrega. Não somente para a logística com pequenos volumes, mas para distribuição de mercadorias de forma mais rápida e local”, analisa Kellen.
Em Cascavel, região oeste do Paraná, Rodrigo Capelette aproveitou a maré favorável e, depois de 15 anos trabalhando em uma empresa de fretes, decidiu abrir o próprio negócio no setor no começo de 2020. Durante um tempo, focou no frete de mudanças e, por isso, decidiu abrir o registro de MEI para oferecer mais segurança aos clientes. Poucos meses depois, mudou os rumos do negócio e, com o apoio do Sebrae/PR, formalizou processos dentro da empresa.
“Hoje, tenho o MEI, consigo emitir nota fiscal e, por isso, tenho abertura para trabalhar em empresas maiores transportando hortifruti e produtos perecíveis de mercado. Para dar conta, me capacitei nos cursos de gestão do Sebrae e consigo ter mais organização para calcular os custos e obter o lucro”, enaltece o empresário.
Para quem também pretende seguir os caminhos trilhados por Rodrigo, neste novo episódio da série “Sonho Empreendedor”, o Sebrae separou 5 dicas. A ideia de negócio no setor foi uma dos mais procuradas no Portal do Sebrae no ano passado.
- Antes de qualquer coisa, elabore um plano de negócio detalhado
O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar o retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Ele é uma ferramenta de planejamento para tornar a sua ideia de negócio sustentável, utilizada por quem está iniciando um negócio, quem está expandindo, por quem está viabilizando uma atividade e até mesmo por aqueles que precisam de capital de terceiros. No Portal Sebrae, o empreendedor encontra diversos cursos online gratuitos com orientações de como elaborar o plano de negócio. Se possível ainda, antes de iniciar o negócio, procure conhecer as diversas percepções sobre o mercado, visitando os concorrentes e potenciais clientes, identificando os pontos fortes e fracos que o setor de transporte de pequenas cargas apresenta.
- Escolha uma localização do escritório ou ponto de parada que dê visibilidade ao seu negócio
Uma das vantagens de uma empresa de transporte de pequenas cargas é não precisar se preocupar com a localização do seu escritório, pois geralmente os serviços são contratados por telefone. No entanto, é fundamental que o empreendedor esteja atento ao aspecto da localização para atender com qualidade o cliente. Por isso, escolha um local de boa visibilidade para que os passantes vejam a empresa ou o veículo de transporte. É imprescindível que as instalações da empresa estejam perto dos locais de maior procura. Também é importante analisar se o local onde o veículo ficará, tem facilidade de saída em momento de concentração de trânsito ou bloqueios para veículos de cargas.
“Nesse sentido, é importante priorizar a logística: quanto mais próximo o empreendedor estiver do local em que irá atender, maiores serão as chances de reduzir custos e cumprir horários com mais pontualidade na entrega. Nesse setor, o consumidor não se preocupa tanto com a estrutura física e sim com a prestatividade do atendimento”, aconselha a consultora.
- No início das atividades, recomenda-se o uso de uma estrutura alugada
Para reduzir os investimentos iniciais da operacionalização do novo negócio, sugere-se que o empreendedor faça o uso de uma estrutura alugada. Nas primeiras fases de desenvolvimento da operação, considere se é necessário - de fato - uma estrutura física e avalie com clareza os custos adicionais desse investimento. De qualquer forma, a estrutura para quem está começando é bem simples, mas deve considerar alguns pontos, como local para guardar os veículos com segurança, ambiente para receber clientes, caso opte por montar um escritório - até mesmo em sua própria residência. Não esqueça que além de velocidade e pontualidade nas entregas, as pessoas que buscam esse tipo de serviço procuram acima de tudo segurança e confiabilidade.
- Avalie as habilidades essenciais que seus funcionários devem ter antes de contratá-los
Para quem está começando, a equipe pode ser composta basicamente por um motorista e um ajudante. Desta forma poderá legalizar a empresa como Microempreendedor Individual (MEI). Mesmo assim, é importante estabelecer metas para que sua empresa cresça e – nesse momento – serão necessários mais funcionários para auxiliar nos processos de transporte. Em todo caso, para que o seu negócio tenha sucesso, avalie se os profissionais de transporte da sua empresa possuem habilidades essenciais, como conhecimento prático sobre a melhor forma de acondicionar materiais e objetos, capacidade para trabalhar sobre pressão e dinamismo para lidar com imprevistos, além de boa comunicação para se relacionar com diversos tipos de pessoas, seja de um comércio ou residência.
- Conheça bem o processo produtivo de uma empresa de transporte
Um dos maiores desafios ao prestar um serviço de transporte é o cumprimento de horários. Dessa forma, o principal diferencial do seu negócio deve ser a rapidez na entrega e a segurança no transporte. Seja qual for o modelo de entrega que for atuar, é preciso conhecer bem o processo produtivo de uma empresa de transporte para evitar falhas que podem causar prejuízos financeiros e a perda de clientes importantes. As etapas do serviço de transporte são bem definidas e estão divididas em pedido, precificação, coleta e translado.
“Outra questão essencial é se atentar para a divulgação do negócio. Muitas vezes, por ser um setor bastante dinâmico, os consumidores não criam uma relação de fidelidade. Mas isso pode mudar se a empresa oferecer diferenciais no atendimento, no pós-venda e até na forma com que faz a entrega”, finaliza Kellen Oliveira.
Para mais informações e orientações completas, conheça a página “Ideias de Negócios” no Portal Sebrae.
(Comunicação Sebrae)