Atual campeão da Libertadores Feminina, o Corinthians provou em sua estreia que vai brigar pela taça novamente na edição de 2020. Diante do El Nacional, do Equador, o Timão aplicou uma sonora goleada de 16 a 0. No Estádio Nuevo Francisco Urbano, em Buenos Aires, o placar histórico foi assinado por Victoria Albuquerque (3), Gabi Nunes (3), Grazi (3), Crivelari (2), Pardal (1), Gabi Zanotti (1), Poliana (1), Tamires (1) e Adriana (1).
O jogo
Sem perder tempo, o Corinthians iniciou a partida demonstrando porque é o atual campeão da competição. Logo na marca dos 3 minutos o Timão inaugurou o marcador diante do El Nacional, do Equador. Após bela enfiada de bola de Katiuscia, Victoria Albuquerque invadiu a grande área e fuzilou no ângulo para deixar o Alvinegro Paulista na frente.
Com um ímpeto incessante, as comandadas do técnico Arthur Elias não demoraram para ampliar a vantagem. Aos 9 da primeira etapa, Crivelari aproveitou cobrança de escanteio para finalizar de chapa para o fundo do gol. O terceiro tento começou uma jogada individual de Adriana. Com agilidade e habilidade, a meia-atacante penetrou a zaga adversária e chutou para defesa da goleira, que espalmou para escanteio.
Na cobrança, a zagueira Pardal foi no segundo andar para testar para o gol. Timão 3 a 0. Cinco minutos depois, aos 18, outro escanteio rendeu bola na rede para o Timão. Após indecisão na área, Crivelari dominou com estilo e finalizou firme sem deixar a bola cair para marcar o quarto do Corinthians.
Apesar do domínio alvinegro, o El Nacional também ofereceu perigo em oportunidades pontuais. Uma delas foi na marca dos 31 minutos do primeiro tempo. Em bobeada do sistema defensivo do Timão, a bola foi mal atravessada e ficou à feição para a atacante equatoriana que, frente a frente com a goleira Tainá, chutou para fora, rente à trave do clube paulista.
Na marca dos 40, Gabi Zanotti quase ampliou para o Timão. Após belo arremate de fora da área, a meia viu a arqueira rival se esticar e, com a ponta dos dedos, jogar a bola para escanteio. A chance criada pela capitã do Corinthians foi a última oportunidade clara de gol da primeira etapa.
Mesmo com uma vantagem considerável no intervalo, o Alvinegro não tirou o pé do acelerador. Aos cinco do segundo tempo, a goleira espalmou um petardo de Adriana. No rebote, a bola foi alçada para o segundo pau, onde estava Victoria Albuquerque para conferir de cabeça. Corinthians 5 a 0.
Aos 13 minutos, o Timão certamente deixou o técnico Arthur Elias orgulhoso. Afinal de contas, o sexto tento da equipe surgiu de uma jogada coletiva de almanaque, que culminou nos pés de Tamires, que fuzilou no ângulo para ampliar. Dois minutos depois, em cobrança de escanteio, Poliana aproveitou o desvio na área para cabecear e colocar a bola no fundo do gol. O oitavo do Corinthians saiu dos pés da capitã. Bem posicionada, Gabi Zanotti só chapou para o gol após receber passe rasteiro oriundo da linha de fundo.
O placar de 8 a 0 parecia satisfatório para o Timão que, àquela altura, já havia sacramentado a vitória. Entretanto, Gabi Nunes, vinda do banco de reservas, deu um ânimo extra para a equipe paulista. Aos 24 minutos, a atacante fez um golaço. Em cobrança de falta perfeita, a jogadora do Timão acertou a gaveta e fez o nono do Alvinegro.
Descansada e cheia de vontade, Gabi Nunes ainda alcançou o hat-trick ao marcar o 10º e o 11º gols do Corinthians, aos 28 e aos 33, respectivamente. Após o triplete da atacante, foi a vez de outra jogadora de frente brilhar. Após rápida roubada de bola do Timão, Adriana limpou duas defensoras e acertou um chutaço de fora da área. 12 a 0 para as atuais campeãs sul-americanas.
Na marca dos 37, Grazi fez o 13º de cabeça, após cobrança de escanteio. Um minuto depois, aos 38, o Timão roubou a bola rapidamente e pegou a defesa equatoriana desprevenida. Acionada, Grazi só teve o trabalho de tirar da goleira para marcar seu segundo gol – o 14º do Alvinegro.
Após outra bela jogada coletiva de pé em pé, aos 40 minutos, Victoria Albuquerque recebeu dentro da área e não desperdiçou. Timão 15 a 0. Aos 44, Grazi foi a terceira jogadora a confirmar um hat-trick na partida. Após cruzamento de Tamires, a zaga afastou mal e a veterana finalizou da marca do pênalti para dar números finais ao jogo.
Com o triunfo avassalador, o Corinthians conquista a liderança momentânea do Grupo A, que ainda conta com Universitário (PER) e América de Cali (COL), que se enfrentam no outro embate da chave.
(Texto: CBF. Foto:Twitter Corinthians)