O técnico Dorival Júnior fez questão de destacar a maturidade, o equilíbrio e a tranquilidade da Seleção Brasileira na vitória sobre o Chile por 2 a 1, na noite dessa quinta-feira (10), em Santiago. Disse que seus jogadores estavam de parabéns pelo empenho e dedicação até conseguirem o gol da virada, já aos 43 minutos do segundo tempo.
“Feliz de ver a maturidade da equipe, com equilíbrio e tranquilidade, um grupo jovem, tentando acelerar, invertendo a bola para os lados. Vimos nesse jogo muita coisa que foi trabalhada. Ficou claro que estamos seguindo passo a passo e aos pouquinhos tentando encontrar o melhor caminho”, disse, durante entrevista coletiva.
Ele voltou a citar suas primeiras entrevistas, tão logo assumiu o comando da Seleção Brasileira, no início do ano, para reforçar que a renovação da equipe requer paciência.
“Essas oscilações acontecem e continuarão acontecendo. Mas, repito, vamos chegar com uma equipe muito forte daqui a dois anos. Tudo aquilo que foi dito lá atrás está sendo executado. É preciso dizer que apenas quatro atletas escalados hoje estavam no último jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2022. É um processo.”
Dorival gostou particularmente do volume de jogo da Seleção, com a criação de várias situações de perigo para o Chile.
“É como eu já falei. Trata-se de uma mudança de comportamento. Vamos passar por apertos, mas estamos encontrando o caminho.”
Ele acrescentou que espera, sim, o apoio da torcida na partida contra o Peru, na terça-feira (15), em Brasília, mas fez uma ressalva, afirmando que a Seleção precisa fazer o seu papel para “trazer” o torcedor.
“Espero um pouco de paciência, não temos jogos maravilhoso, mas estamos crescendo, o trabalho continua com os pés no chão, buscando fazer o melhor e aos poucos o torcedor vai vir com a gente, com trabalho, dedicação e humildade.”
(Texto: CBF. Foto: Rafael Ribeiro/CBF)