A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou nesta quinta-feira (24) uma linha de crédito de R$ 15 milhões para a produção de conteúdos audiovisuais do futebol feminino, como documentários e filmes. Por meio do edital Seleção TV Brasil, o orçamento é parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) e está inserido no montante de R$ 110 milhões destinados pela empresa a produções independentes para o campo público.
A emissora é uma das grandes fomentadoras da modalidade no Brasil e transmitiu, neste ano, os Brasileirões Sub-17, Sub-20, A3, A2 e A1. Ao todo, foram 52 jogos disponíveis pelas lentes da EBC. A partir desta nova linha de financiamento, o objetivo é fortalecer o futebol feminino, garantindo maior visibilidade à categoria.
O anúncio do investimento foi feito durante o IV Encontro de Ideias Audiovisuais, da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O diretor-presidente da EBC, Jean Lima, a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, e o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, participaram do evento.
"Essa é mais uma forma que nós, da TV Brasil, estamos encontrando de fortalecer a cadeia do futebol feminino. Estamos com a transmissão dos Brasileirões, temos programas sobre o futebol feminino e agora a gente traz mais essa iniciativa para dar visibilidade ao tema e começar a fomentar um imaginário positivo a respeito do futebol feminino", explicou Antonia Pellegrino.
Ela também reforçou a importância do cinema e da televisão para a construção de "imaginários" sobre o tema.
"A gente sabe como o cinema e o conteúdo para televisão são fundamentais na produção de imaginários, e a gente quer também ser parceiro do futebol feminino nesse segmento", completou.
Sobre o edital
O edital Seleção TV Brasil é dividido em sete linhas temáticas: infantil, infanto-juvenil, natureza e meio ambiente, futebol feminino, sociedade e cultura, produção e finalização de longas-metragens e coprodução de novela. O edital também será o primeiro a ter um recorte de gênero e raça.
O objetivo é investir em projetos de obras audiovisuais destinadas à exibição nos segmentos de TV aberta, TV por assinatura e Vídeo por Demanda ligadas ao campo da comunicação pública, educativa, comunitária e cultural, contribuindo para expansão da participação do conteúdo brasileiro independente nesses segmentos. Além disso, o edital pretende fortalecer as empresas do setor audiovisual, promover a regionalização do fomento ao setor audiovisual e fortalecer a RNCP.
O processo seletivo será composto pelas etapas de habilitação, avaliação preliminar e avaliação final de investimento. As informações completas estão disponíveis no site selecao.tvbrasil.ebc.com.br
(Texto: CBF. Foto: Rafael Ribeiro/CBF)