Offline

COLUNA DOIS TOQUES - ORLANDO GONZALEZ - 09/03
COLUNA DOIS TOQUES
Publicado em 09/03/2016

ORLANDO GONZALEZ

orlandogonzalez@radiomaringa.com.br

 

 Maringá FC

Em coletiva ontem, dirigente do Maringá FC voltou a dizer que sem dinheiro vai ser difícil colocar o time na Série D do Brasileiro, que se o time cair no Paranaense não acaba, etc.

 

Joga em Canoas

O Copel Telecom joga hoje em Canoas-RS, contra o time local, a partir das 20h pela última rodada da fase de classificação da Superliga 2016. Tem que ganhar de três sets a zero e o rival não pode somar 48 pontos nos três sets. Além disso, se o time da casa ganhar um set, poderá perder os outros três por 25 a 0 que mesmo assim se classifica. É claro que o time maringaense vai tentar essa façanha, até para tentar compensar tudo o que deixou de fazer na temporada. Ou será que alguém acha que ocupar a 11ª posição no campeonato disputado por 12 times é ótima? Se não conseguir êxito na jornada, o Copel Telecom será rebaixado junto com o Juiz de Fora. Só que ambos os times terão chance de voltar para a Superliga, já que a CBV vai realizar o torneio seletivo com o segundo e terceiro colocados da Superliga B (segunda divisão) de 2016. Vale lembrar que após a primeira fase 10 equipes de mantêm para a Superliga do ano que vem: os oito melhores, que prosseguem nas disputas pelo título da atual temporada, e o nono e décimo colocados, que ficam fora da disputa, porém, garantidos na divisão de elite do vôlei. Então, além dos 10 times, tem o campeão da Superliga B de 2016 que garante o acesso, obviamente, e a última vaga será disputada neste torneio seletivo.

 

Aparentemente tranqüilo

Aparentemente o time de Maringá está tranqüilo, até porque surgiu comentário de que a CBV vai convidar equipes para a próxima temporada. Para tanto, a CBV vai ter que aumentar o número de participantes, já que pelo regulamento são 12 equipes para a próxima temporada.

 

Proteção às equipes

A CBV protege ´legal´ as suas equipes que são rebaixadas. No regulamento da CBF o regulamento diz que décimo primeiro e décimo segundo colocados (os dois últimos) serão rebaixados ao final da fase de classificação. Na sequência, cita o torneio seletivo, com os dois últimos e o segundo e terceiro colocados da Superliga B, e que o campeão vai ganhar a vaga na Superliga 2016/2017. Então, na cabeça do torcedor, e até de alguns da imprensa nacional, os times rebaixados (décimo primeiro e décimo segundo colocados) não caem, porque ainda vão disputar o torneio seletivo. Mas é só pensar um pouco: como que as duas equipes não caem se na disputa do torneio seletivo somente uma vaga vai valer para a Superliga 2016/2017? Então, fica mais ou menos assim: o time saiu da Superliga e segue na disputa do torneio seletivo, e aí, de repente, não fica em primeiro. Para alguns vai ficar a ´impressão´ que a equipe deixou de conquistar a vaga, e assim ninguém fala do rebaixamento, uma ´palavra forte´ até para os que se acham fortes.

 

Mas tem chances sim

Só que não vejo o Canoas-RS esse grande time. É uma questão de circunstância essa posição negativa na tabela, além da falta de planejamento para conquistar pontos do time maringaense. Mas o Copel Telecom tem condição sim de vencer a partida por três sets a zero. A coluna entende que os times são quase que iguais, em termos de elenco.

 

Rádio Maringá

Notícias do esporte também no Portal da Rádio Maringá – www.radiomaringa.com.br -, o mais acessado de Maringá. O portal vai acompanhar, em tempo real, a partida do Copel Telecom.

 

Fase ruim

 

O ano de 2016 não está sendo nada bom para as equipes de Maringá. O vôlei corre risco de cair, assim como o time de futebol. O que ambos os times têm em comum, é que ambos são equipes particulares. O time de vôlei é do levantador Ricardinho e a equipe de futebol do ex-vereador Zebrão.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!