A concentração para a UEM RUN começou antes mesmo de o dia clarear totalmente. Por volta das 6h, os primeiros participantes já estavam na pista de atletismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A prova rústica reuniu, neste domingo (5), mil atletas profissionais e amadores de várias idades.
O aquecimento, realizado 15 minutos antes da largada, animou os inscritos, que logo em seguida se juntaram para a contagem regressiva. A largada oficial foi autorizada pontualmente às 7h30 pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli, que comentou logo após a prova: "A UEM RUN é a primeira de muitas que acontecerão, a cada nova temporada, um novo tema. Fica aqui meu agradecimento ao Departamento de Educação Física, na pessoa de seu coordenador, o professor Ademar, que, junto com o seu time, conduziu de forma excepcional a organização do evento, e um agradecimento especial aos apoiadores da prova. É a UEM mais próxima das pessoas.”.

Houve atletas mirins que participaram da competição sem precisar dar uma passada sequer — confortavelmente em seus carrinhos de bebê empurrados pelos pais, que tiveram de se esforçar um pouco mais para cumprir o trajeto de 5 quilômetros pelo interior da UEM.
As crianças maiores contaram com um espaço especial com brinquedos infláveis. Estandes de apoiadores ofereceram atendimentos como aferição de pressão, teste de glicemia, recuperação muscular e orientações de primeiros socorros, entre outros serviços.
Hiago Cardoso de Souza foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, com tempo de 17min29s, ficando no topo da categoria Masculino Geral. Chiara Alves de Souza foi a primeira mulher a completar a prova, com 20min18s. Todos os atletas finalizaram a corrida e, assim que chegavam, eram recebidos com frutas, água e uma medalha, além do carinho e apoio de amigos e familiares. Os cinco primeiros colocados de cada categoria também levaram um troféu para casa.
A servidora pública aposentada da UEM, Kiko Shinzaki, encerrou a prova em 53 minutos, chegando escoltada, aplaudida e muito comemorada pelos alunos de Educação Física.
Veja a classificação completa!

A UEM RUN cumpriu o objetivo de integrar a universidade com a sociedade. Entre os participantes, 75% eram da comunidade externa. A manicure Fernanda Galuch é uma delas. “Amei a prova. A organização estava impecável. Tinha uma subidinha meio difícil ali, mas nada que um treino não resolva. O percurso foi excelente, no geral foi muito bom”, elogiou.
Para a comunidade interna, correr na UEM RUN foi motivo de orgulho. “Pra mim foi bastante gratificante, principalmente por trabalhar aqui. Então, tem um gosto especial correr dentro da UEM”, disse Ronaldo Bressan, docente do Departamento de Matemática (DMA). Laís Spada, professora do mesmo departamento, completou: “Foi muito gostoso. O percurso foi desafiador, mas foi ótimo me superar e sentir essa energia. E, como o Ronaldo falou, por trabalharmos aqui, foi emocionante correr dentro da universidade.”.
A competição fez parte das comemorações pelos 55 anos da UEM. “A prova nos surpreendeu. Foi uma grata satisfação saber que, em menos de cinco dias, as inscrições se esgotaram. Hoje, as pessoas compareceram em massa, o dia está lindo, ensolarado. Foi um momento muito importante para a universidade. A UEM RUN foi um grande sucesso”, comemorou o reitor Leandro Vanalli.
A prova, organizada pelo Departamento de Educação Física (DEF), representa a retomada de uma tradição esportiva da universidade. Entre 2014 e 2017, a instituição realizou quatro edições da Volta Rústica da UEM, que atraiu centenas de participantes e promovia a integração entre a comunidade interna e externa por meio da corrida de rua.
A nova corrida mantém o espírito de celebração e inclusão esportiva, agora com uma proposta atualizada, e passará a integrar o calendário de eventos da universidade, com um tema comemorativo diferente a cada ano.
(Adriana Cardoso/Comunicação UEM)